A fibra dietética
m mundo complicado mas é necessário conhecer e entender da melhor forma possível. Primeiro é necessário entender o que é a fibra.
Existem várias substâncias que são imprescindíveis para uma boa saúde e que estão contidas numa série de alimentos mas não serão digeradas. Elas são constituídas principalmente por carboidratos complexos e por lignina. Como não há enzimas suficientes para digerir essas substâncias, elas vão chegar ao intestino grosso sem serem digeridas e uma parte dessas fibras vai servir de alimento à flora intestinal. Na normalidade, isso faz com que haja uma flora intestinal sadia e capaz de realizar suas funções. Outra parte dessas substâncias que não será digerida pela flora intestinal, será eliminada formando parte das fezes, sua função é a de limpar o intestino. Conjuntamente essas substâncias são chamadas de fibra dietética.
As fibras se classificam em dois grandes grupos: solúveis e insolúveis. O equilíbrio entre as duas permite o intestino funcionar corretamente. Se uma pessoa ingere com certo desequilíbrio, ocorrerá a constipação ou a diarréia de acordo com o que predomina na dieta. De forma geral, a fibra solúvel fermenta na altura do intestino grosso e a fibra insolúvel é eliminada formando parte das fezes.
Isso tudo que é tão benéfico para o intestino pode causar muitos problemas em pacientes com má absorção. Se o paciente ingere muita fibra, elas chegam ao intestino e se fermentam, resultando enfim aos sintomas conhecidos dos portadores de má absorção de frutose/sorbitol. Portanto, esses pacientes são obrigados a não comer ou restringir alimentos ricos em fibra. É importante salientar que os cereais, as verduras, as hortaliças, os legumes e as frutas possuem os dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis.
É preciso conhecer melhor esse mundo das fibras que são importantes para a flora intestinal porém são responsáveis por problemas em pacientes com má absorção. A seguir a listagem deles.
Fibras solúveis
Frutanos (inulina, levanos e frutooligossacarídeos (FOS ))
Galactooligossacarídeos (GOS) (rafinose, estaquinose e outras)
Xigooligossacarídeos (XOS)
Isomaltooligossacarídeos (IMOS)
Pectinas
Betaglucanos
Mucilago
Gelatinas
Alguns tipos de hemiceluloses
Fibras insolúveis
Alguns tipos de hemiceluloses
Celuloses
Lignina
Quitina
Antes de concluir, é bom mencionar o amido resistente. Ao ingerir alimentos que contem amido, uma parte desse amido não será digerido: o amido resistente que, ao chegar no intestino grosso, comporta-se como fibra.
Em suma, ao ser portador de má absorção frutose/sorbitol, é preciso observar uma série de substâncias na hora de montar a dieta alimentar. A principais são: lactose, frutose, polióis, frutanos, inulina e galactanos.