Quando você for comprar algum remédio, mesmo que seja prescrito pelo médico, será preciso consultar as bulas pela internet pra verificar se este remédio vai causar desconforto abdominal ou reações mais graves.

Tem que verificar o tipo de comprimido: revestimento é açúcar; drágeas são recobertas com açúcar. Os comprimidos não revestidos (só vai estar escrito "comprimidos") são seguros na sua forma e cápsulas também. A não ser que a cápsula tenha corante e você tenha alergia.

A parte mais complexa está nos excipientes. Em geral, na caixa, vem escrito "excipientes qsp", qsp significa "quantidade suficiente para" cada comprimido ou porção. São os ingredientes em que está contido o princípio ativo. Grande parte dos ingredientes não são aptos. São carboidratos não aptos como açúcares (sacarose, sorbitol, aromas e essências). Também os álcoois que são ésteres de açucar. Os remédios mais difíceis são os pediátricos pois são doces com uma quantidade enorme de ingredientes inaptos.

Você terá que verificar todos esses dados. A outra opção é manipular o remédio e aí terá que saber quais opções irão compor sua cápsula. O profissional que te indica a manipulação raramente saberá indicar todos os ingredientes seguros. Daí resta você consultar e pesquisar. Com o tempo você saberá o que pode e o que não pode.

Indicamos aqui alguns medicamentos que são aptos para intolerantes à frutose. Fica o alerta que o fabricante poderá mudar a composição e portanto, esteja sempre cuidando disso. São algumas opções que já provei e posso atestar sua segurança. Porém algumas pessoas poderão ingerir excipientes caso tenha mais tolerância à frutose.