A frutose e a Lactose

Quando alguém é diagnosticado com Má absorção frutose/sorbitol sendo também intolerante à lactose, tudo se complica. A primeira coisa a se saber é que nessa patologia, que pode ser adquirida por diferentes e variadas causas, existe um déficit ou um prejuízo nos transportadores proteicos de membrana que são encarregados de introduzir desde o intestino, a frutose e o sorbitol ao enterócito. Esse transportador é conhecido como GLUT5 e, como não funciona bem nessa situação, grande parte da frutose e do sorbitol contidos nos alimentos que comemos vão chegar ao nosso intestino grosso onde irão fermentar e causar problemas.

Como as coisas não são tão fáceis nessa patologia, temos que olhar outras substâncias na hora de organizar uma dieta. Entre elas temos: frutanos, oligossacarídeos (FOS), galactanos ou galactooligossacarídeos (GOS), polióis, amido resistente, gelatinas e outros. Se essas substâncias forem ingeridas em excesso, também causarão problemas.

O grande problema é que o intestino grosso quando está com processos inflamatórios crônicos, tem um aumento na sensibilidade visceral e acabam por ter uma tolerância mínima com as substâncias fermentativas.

O ideal para quem tem má absorção de frutose/sorbitol mas não tem intolerância à lactose é usar leite desnatado pelo menos no período mais crítico.