Combinação de alimentos

Classificação e Combinação de alimentos

Aqui temos as tabelas que vamos adotar no qual os alimentos serão organizados por grupos. Cada alimento pertencente a um grupo poderá ser combinado com outros.

Essas tabelas nascem do agrupamento de outras tabelas mais amplas (de Fernando de la Fuente). As tabelas são fáceis de manipular e podem servir de guia impresso na cozinha.

Grupo 1

Acelga

Batata velha

Alho poró

Pepino

Amêndoas

Arroz

Arroz integral

Pimentão vermelho

Beringela

Chá Roibos

Alface de cordeiro

Espinafre

Vagem

Tomate

Noz

Tomate triturado

Macarrão de arroz

Batata nova

Grupo 2

Limão amarelo

Limão verde

Bergamota (alaranjada)

Mamão papaya

Pomelo (grapefruit)

Abacaxi

Grupo 3

Azeitona

Moranga

Figo

Abacate

Champignon Fresco

Milho

Abobrinha verde

Ameixa

Milho em conserva

Grupo 4

Damasco

Batata doce

Ameixa seca

Dátiles

Maçã

Chá verde

Mel

Pera

Cogumelo Fresco

Vinho tinto

Aipo

Caqui

Centeio

Romã

Pêssego

Tomate refogado

Nectarina

Pimentão verde

Uva passa

Cenoura

Mirtilo

Cebola

Couve-flor

Manga

Salsinha

Melão

Nêspera

Melancia

Vinho branco

Alho poró

Grupo 5

Alcachofra

Brócolis sem flor

Aspargo verde

Beterraba

Trigo

Banana

Endívia

Alface

Rúcula

Bok choy

Aspargo branco

Pipoca

Rabanete

Grupo 6

Alho

Couve

Macarrão comum

Banana nanica

Algarroba

Couve de bruxelas

Macarrão integral

Quinoa

Aveia

Farinha de Espelta

Pistache

Soja

Grupo 7

Feijão

Feijão novo

Queijo tofu

Grão-de-bico

Feijão rajado

Ervilha

Lentilha

No total temos 7 grupos. Esses grupos estão constituídos principalmente por verduras, hortaliças, frutas, legumes, cerais, pseudocereais e condimentos.

Cada grupo tem uma característica que os identifica:

Grupo 1 – Neste grupo estão os alimentos que chamamos de neutros, podem ser combinados entre eles mesmos e com alimentos de outros grupos. Esta é a característica principal deste grupo, que o diferencia dos outros grupos [1+1, 1+3, 1+5, 1+6, 1+7]. Mas não pode ser combinado com o grupo 2 que é formado por frutas e nem com as frutas de outros grupos.

Grupo 2 – Formado pelas frutas consideradas mais aptas. São as frutas que se deve começar a provar sua tolerância. Depois deve-se acrescentar outra fruta. Não se misturam com alimentos de outros grupos e sempre se deve comer 2 a 3 horas antes das refeições pois as frutas são ricas em frutose.

Grupo 3 – É um grupo com alimentos que contem polióis mas com baixo nível e portanto podem ser usados pra teste. Podem ser combinados entre eles ou com os alimentos do grupo 1 [1+3, 3+3]. Não se deve combinar com outros grupos.

Grupo 4 – Esse grupo se caracteriza pelo alto nível de polióis dos seus alimentos. Não é aconselhável comê-los. Recorde que além dos problemas intestinais, eles podem causar dores de cabeça. São difíceis de tolerar.

Grupo 5 – Neste grupo, os alimentos se caracterizam pelo seu baixo conteúdo de frutose/frutanos. Só devem ser combinados com alimentos do grupo 1 [1+5].

Grupo 6 – São caracterizados pelo alto conteúdo de frutose/frutano. Combinar somente com os alimentos do grupo 1 [1+6]. Nunca combinar com polióis.

Grupo 7 – Este grupo está particularmente agrupado por legumes. Se caracterizam por seu conteúdo de galactose/galactanos. Podem ser combinados com alimentos do grupo 1 [1+7]. Nunca se deve combinar com frutose ou polióis.

Resumo

Possíveis combinações:

  • 1+1

  • 1+3

  • 1+5

  • 1+6

  • 1+7

  • 2+2

  • 3+3

Os alimentos do grupo 2 (frutas) não se combinam com nenhum outro grupo. As seguintes combinações são proibidas:

  • Frutose/frutano com Polióis

  • Galactano/galactose com Polióis ou frutose

Quando se sentir melhor e começar a fase de reintrodução de alimentos, começar pelos alimentos do grupo 1, 2, 3 e 4. Nesse momento, esqueça dos outros grupos.

Deve-se ir provando os alimentos um a um durante vários dias e, se o tolerar, anote em sua lista de alimentos tolerados. Comece com uma pequena quantidade e, se tolerar, aumente um pouco até encontrar sua quantidade ideal. Em seguida, vá para outro alimento desse grupo e faça da mesma forma. Assim, sucessivamente. Dessa forma você conseguirá listar o que tolera e o que não tolera. Quando identificar uma série de alimentos que tolere, comece as combinações, inicialmente de dois em dois. Na sequência, poderá fazer combinações mais complicadas. Observar que quando for combinar 2 alimentos, reduzir a quantidade de cada um. Assim é essa orientação e cada um poderá ter uma resposta diferente.