Frutanos

Os frutanos são substâncias químicas que podem ser encontradas em uma ampla variedade de alimentos, como por exemplo trigo, alho, cebola, banana e em raízes tuberosas como o yacon (Polymnia sonchifolia). São polímeros de frutose, a qual está unida entre si por ligações Beta 2-1. São classificados como fibra alimentar solúvel por serem resistentes às enzimas digestivas humanas, por sofrerem fermentação pela microflora colônica, estimulando o crescimento de bifidobactérias e por aumentarem o volume fecal, estimulando o peristaltismo. Além de possuírem diversas características fisiológicas, eles são importantes, também, na indústria de alimentos, como por exemplo, podem ser utilizados como ingrediente prebiótico em iogurtes. Apesar dos frutanos serem classificados como fibra alimentar solúvel, os métodos analíticos oficiais de determinação de fibra da Association of Official Analytical Chemitis (AOAC) não os determinam adequadamente, ocorrendo, portanto, uma subestimação do conteúdo de fibras nos alimentos.

Fonte: Fapesp

Os frutanos são polímeros naturais, polissacarídeos, da frutose. São sintetizados nas plantas por microorganismos a partir da sacarose.

As várias categorias de frutanos são diferenciadas de acordo com o tipo de ligação presente entre as unidades de frutose. A inulina, um frutano acumulado principalmente pelas plantas das Asteraceae é constituída por resíduos de frutoses unidos por ligações glicosídicas β(2→1) , enquanto que a molécula do levana ( produzido por bactérias ) é constituído por resíduos de frutose vinculados por ligações β(2→6).

A família das gramíneas Poaceae acumula um frutano que apresenta os dois tipos de ligações osídicas entre os resíduos de frutose.

Fonte: Wikipedia