Os polióis

O sorbitol é uma substância tão nociva quanto a frutose nessa má absorção. Isso se dá porque o sorbitol é absorvido na altura do intestino delgado pelo mesmo transportador proteico de membrana que a frutose, chamado GLUT5. Como o GLUT5 está lesado ou com déficit devido às enfermidades inflamatórias do intestino, ele não conseguirá absorver toda a frutose e o sorbitol que chega a essa altura e, essas substâncias consequentemente chegarão no intestino grosso onde a flora intestinal irá criar uma fermentação com produção de ácidos graxos de cadeia curta e vários tipos de gases. Essas substâncias não são toleradas pelo intestino grosso, deveriam ter sido processadas no intestino delgado. O resultado disso será a sintomatologia conhecida pelas pessoas com essa intolerância.

SORBITOL – O sorbitol pertence a um grupo de substâncias que, ainda que possa ser encontrado em alguns alimentos como frutas e verduras, hoje em dia a indústria o fabrica pra depois ser utilizado pela indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética. Esse grupo de substâncias é conhecido com o nome de polióis ou açúcares alcoólicos, usados como edulcorantes. O problema dessas substâncias é que elas não são absorvidas em sua totalidade pelo intestino delgado e seguem para o intestino grosso, sendo fermentadas e causando problemas.

Daí surge a necessidade de verificar os polióis em alimentos processados, cosméticos, medicamentos e cremes dentais. Se encontrar esses polióis, deve-se recorrer a outra alternativa. Entre os principais polióis temos: sorbitol, manitol e xilitiol.