Fase de Reintrodução
Na má absorção de frutose/sorbitol, a fase restritiva deve ser transitória porém, essa fase pode durar de 1 semana a anos. Essa fase é importante e preparatória para começar a fase de reintrodução de alimentos.
É importante entender bem o que significa essa patologia e quais os ingredientes que pode nos causar mal. Por isso se faz imperativo entender bem o que podemos comer na fase restritiva e ter comprovado se realmente nos faz bem todos os alimentos que nos indicaram ou se há alguns alimentos que não pudemos introduzir pois não os toleramos. O fato é que vamos ter que continuar comendo os alimentos da fase restritiva e começar a introduzir novos alimentos e portanto é bom saber que os novos alimentos serão acompanhados dos alimentos que já toleramos.
Quais alimentos serão introduzidos nessa etapa?
As pessoas geralmente pensam de cara em verduras e frutas. Elas tem muitos nutrientes mas também há outros alimentos que também são importantes e que poderemos introduzir. Então vamos dividir esses alimentos em 4 grupos:
Verduras e hortaliças
Sementes
Frutas
Outros
De praxe vamos começar pelas verduras. Se você perguntar a qualquer profissional qual você vai tolerar, nenhum deles poderá dizer o que você vai tolerar, somente você poderá comprovar com testes. Aqui será colocada uma lista das mais toleradas e cada um terá que ir provando e testando quais os que irá tolerar. Essa lista tem os seguintes alimentos:
Acelga
Espinafre
Alface de cordeiro (mais difícil de achar no Brasil)
Vagem
Abóbora Moranga
Beringela
Cenoura
Abobrinha verde
Rúcula
Pimentão vermelho
Em fases mais avançadas podemos testar o tomate e champignons. E há uma fase com alimentos mais difíceis de tolerar. Cebola e Alho são totalmente proibidos.
A preparação desses alimentos é primordial. No início se deve cozinhar em água ou assar no forno. Alguns alimentos podem ser feitos de outra maneira se não tolerar com esse modo de fazer. E mais adiante é que se tenta comer algumas ainda cruas.
Como se pode fazer a introdução. Uma sugestão é introduzir uma verdura por semana e cada verdura introduzida, comer somente 2 vezes na asemana. A quantidade é de 20 a 25 gramas, pesados em balança.
Com exemplo, comece em uma segunda-feira em que deve-se escolher uma verdura da lista, pesar de 20 a 25 gramas e prepara-se cozinhando. E adiciona a um prato que já se come na fase restritiva. Se espera 48 horas para que se volte a comer de novo e aguarda novamente mais 48 horas. Se tudo ocorreu bem, anote no seu diário alimentar como verdura apta.
Na semana seguinte, também numa segunda-feira, se escolhe outra verdura e faz a mesma coisa. Se tudo der certo, anote no diário alimentar como verdura apta. Daí aqui já serão 2 verduras. Nos demais dias da semana, deve-se fazer dieta restritiva.
Na terceira semana se escolhe de novo outra verdura da lista e continua fazendo o mesmo com a dieta restritiva, na terça-feira dieta restrita; na quarta, a verdura da primeira semana. Na quinta-feira, dieta restritiva e no sábado, a verdura da segunda semana, o domingo, dieta restrita.
A partir daqui segue comendo essas 3 verduras e de vez em quando prove outras vezes.